Connect with us

Destaque

Eleições 2026: saiba o que é permitido e proibido no dia da votação

Primeiro turno será em 4 de outubro; eventual segundo turno, dia 25

Published

on

Com a proximidade do primeiro turno das Eleições 2026, em 4 de outubro, muitos eleitores se perguntam sobre o que podem e o que não podem fazer antes e durante a votação.

Para orientá-los, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formulou o Manual do Eleitor , que reúne em um único documento um resumo explicativo das principais normas e orientações para os cidadãos e cidadãs exercerem seu direito ao voto.

O manual é fruto da Resolução nº 23.759 que o TSE publicou em março deste ano. Dedicada exclusivamente à participação popular no processo eleitoral, a norma reúne, em 13 capítulos, o conjunto de regras que balizam as eleições.

“São orientações práticas sobre o exercício do voto, como a necessidade de apresentação de documento oficial com foto e a proibição do ingresso com aparelho celular na cabine de votação”, explicou o presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, ao apresentar o manual, em junho.

Para Marques, a publicação facilita a consulta às informações necessárias ao exercício consciente do voto e ao fortalecimento da cidadania.

A votação ocorrerá em todo o Brasil, das 8 horas às 17 horas (horário de Brasília). O segundo turno, se houver, será realizado no dia 25 de outubro.

Cada eleitor votará em um candidato a deputado federal, estadual (distrital no caso do Distrito Federal) e em dois candidatos ao Senado, além dos votos para presidente da República e governadores, bem como seus respectivos vices.

Confira, abaixo, alguns itens obrigatórios, permitidos ou proibidos:

  • O voto é obrigatório a partir dos 18 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos; maiores de 70 anos e analfabetos. Mas atenção: quem está com o título de eleitor cancelado não pode votar
  • Para votar, é obrigatório apresentar um documento oficial original, com foto (RG; CNH; passaporte etc)
  • O eleitor cujo título eleitoral estiver em situação regular pode votar mesmo que não tenha coletado a biometria
  • Pessoas transgênero têm o direito de ter sua identidade de gênero e nome social respeitados no cadastro eleitoral
  • É proibido colar propaganda eleitoral em veículos particulares, exceto adesivos microperfurados até a extensão total do para-brisa traseiro e, em outras posições, adesivos até a dimensão máxima fixada
  • Eleitoras e eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral no dia do pleito têm direito a votar em trânsito nas capitais e nos municípios com eleitorado superior a cem mil habitantes, mas o prazo obrigatório para pedir a transferência temporária terminou em 20 de agosto

No dia da eleição

  • É proibido ingressar na cabine de votação com aparelhos de telefone celular, que devem ser deixados em local indicado pelos mesários
  • O eleitor pode levar os nomes e números de registro de seus candidatos anotados em um papel e utilizá-lo na hora de votar
  • Todo eleitor tem direito , conforme a necessidade, a se ausentar do serviço pelo tempo necessário para votar, sem sofrer descontos salariais ou qualquer outro prejuízo
  • São proibidas a boca de urna e aglomerações com roupas padronizadas
  • O eleitor pode manifestar sua preferência política de forma individual e silenciosa por meio do uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas
  • Candidatos ou partidos políticos estão proibidos de oferecer transporte ou refeições para os eleitores em troca de votos
  • Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm direito a ser auxiliadas por alguém de sua escolha na hora de votar, além de poder acessar a urna na companhia de um cão-guia
  • O voto dos eleitores indígenas deve ser assegurado, independentemente deles falarem ou não a língua portuguesa, podendo se expressar em suas línguas maternas
  • Os portões dos locais de votação serão fechados às 17 horas (horário de Brasília). A partir deste momento, só quem já estiver na fila de votação poderá votar

Depois da eleição

Eleitores obrigadas a votar que não o fizeram precisam justificar a ausência até 3 de dezembro (se deixar de votar no 1º turno) e até 8 de janeiro de 2027 (caso não votem no 2º turno).

A justificativa pode ser apresentada pela Internet , pelo aplicativo e-Título ou no cartório eleitoral.

Por: Redação Fonte: Agência Brasil

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Vídeo sobre a história de Vilhena ultrapassa 600 mil visualizações nas redes sociais

Conteúdo apresentado pela professora Rosângela Marum passou de 500 mil visualizações somente no Instagram e ganhou grande repercussão ao contar a origem do nome da cidade

Published

on

By

Um vídeo contando parte da história de Vilhena ganhou grande repercussão nas redes sociais e ultrapassou a marca de 600 mil visualizações somando diferentes plataformas.

Fonte: Assessoria

Fonte: Assessoria

Somente no Instagram, o conteúdo apresentado pela professora Rosângela Marum já superou 500 mil visualizações.

No vídeo, Rosângela apresenta de maneira simples e didática a origem do nome de Vilhena e relembra acontecimentos ligados ao surgimento da cidade e à passagem da Comissão Rondon pela região.

Segundo registros históricos do município, o nome Vilhena foi dado por Cândido Mariano da Silva Rondon em homenagem a Álvaro Coutinho de Melo Vilhena, engenheiro ligado à organização telegráfica brasileira.

O desempenho chamou atenção especialmente por se tratar de um conteúdo histórico e educativo.

Com centenas de milhares de pessoas alcançadas, a publicação mostra que assuntos relacionados à história dos municípios rondonienses também podem despertar grande interesse quando apresentados em uma linguagem acessível às redes sociais.

Fonte: Assessoria

Fonte: Assessoria

O vídeo já se tornou uma das publicações de maior repercussão sobre a história de Vilhena nas redes sociais e, conforme os dados de desempenho apresentados pela produção do conteúdo, alcançou mais de meio milhão de visualizações somente no Instagram.

Além dos números, centenas de comentários, compartilhamentos e interações ajudaram a ampliar a circulação da história da cidade para moradores de Vilhena e pessoas de outras regiões.

A professora Rosângela vem produzindo conteúdos voltados à história de Rondônia, apresentando curiosidades sobre cidades, personagens e acontecimentos que ajudaram a construir o estado.

O resultado alcançado em Vilhena reforça o interesse do público por conteúdos que ajudam a preservar e divulgar a memória dos municípios rondonienses.

Fonte: Assessoria

 

@roexplica Você sabe de onde vem o nome Vilhena? 👀 Muito antes de a cidade se tornar um dos principais municípios de Rondônia, essa história começou ligada a Álvaro de Mello Coutinho Vilhena, personagem que emprestou seu nome à região. Simm exatamente isso. Convido vc a conhecer essa história junto comigo. Mas a história de Vilhena também passa pelas expedições de Cândido Rondon, pela implantação dos serviços telegráficos e pelo esforço de conectar territórios ainda pouco conhecidos ao restante do país. Conhecer a origem de um nome é também conhecer as pessoas, os caminhos e os acontecimentos que ajudaram a construir um lugar. 📜 Hoje, vamos voltar no tempo para descobrir como Vilhena recebeu esse nome e como essa história começou. #Vilhena #Rondônia #HistóriaDeRondônia #HistóriaDeVilhena #CândidoRondon ♬ som original – PROFESSORA ROSÂNGELA MARUM

Continue Reading

Tendências

DIÁRIO DE RONDÔNIA © Since 2017 - 2026 Criado e Desenvolvido Por Mídia Mix Digital (69) 99320-9377 / 98126-2993