Connect with us

Destaque

População não comparece e manifestantes cancelam bloqueio das BR 364 e 429

Published

on

A manifestação marcada para hoje, quarta-feira (06) foi cancelada pelos seus organizadores, devido o não comparecimento de público necessário para a efetivação dos bloqueios nas BR 364 e 429 em Rondônia.
Por volta das 04 horas da madrugada já haviam algumas pessoas nos pontos de bloqueios, mas o número de pessoas ali presentes eram poucas, as pessoas ficaram até por volta das 07 horas, mas mesmo assim a população não aderiu ao manifesto e o movimento foi cancelado.
Há previsões de que uma nova data será marcada, mas os organizadores não confirmaram as datas.
O manifesto seria contra o aumento o aumento da tarifa de energia elétrica no estado de Rondônia pela concessionária Energisa.
Em nota enviada ao site Rolim Notícias, a Energisa diz:
As empresas do setor elétrico brasileiro são concessões de serviço público e estão sujeitas à regulamentação federal, sendo acompanhadas e fiscalizadas regularmente pelo órgão responsável. O reajuste médio de 25,34% na tarifa de energia em Rondônia foi definido em dezembro do ano passado, conforme previsto em contrato. Qualquer alteração deve ser definida pelo órgão regulador.
Sobre a informação de novo reajuste, a Ceron esclarece que a tarifa de energia elétrica, sem impostos, fica em vigor pelo período de um ano, também conforme contrato. No caso de Rondônia, o reajuste anual ocorre no mês de dezembro.
Fonte: Rolim Notícias

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Inscrições para o Fies 2026 terminam nesta sexta-feira; confira quem pode participar

Published

on

Brasil – Os estudantes interessados em financiar uma graduação em faculdade particular têm até esta sexta-feira (17) para se inscrever no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil referente ao segundo semestre de 2026. A inscrição deve ser realizada pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O programa é destinado a alunos matriculados em cursos presenciais de instituições privadas avaliadas positivamente pelo Ministério da Educação. Nesta etapa, serão ofertadas 44.867 vagas. Somando os dois semestres, o Fies prevê mais de 112 mil oportunidades ao longo de 2026. Vagas que não forem preenchidas também poderão ser reaproveitadas, dentro do limite estabelecido pelo MEC.

Quem pode se inscrever Para participar, o candidato precisa ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, alcançado média mínima de 450 pontos nas provas e obtido nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Em 2026, esse limite corresponde a R$ 4.863.

Quem realizou o Enem apenas como treineiro não pode concorrer. O programa prioriza candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e que não tenham sido beneficiados anteriormente por outro financiamento estudantil.

Metade das vagas será destinada ao Fies Social

O processo seletivo reserva 50% das oportunidades para o Fies Social. A modalidade atende estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, equivalente a R$ 810,50 em 2026. Os candidatos selecionados nessa categoria poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais. Mesmo dispensados da apresentação direta de comprovantes de renda, eles deverão procurar a comissão responsável na faculdade para validar os dados informados.

Mudança nas regras da dívida

As normas de carência do financiamento também passaram por alteração. Com a nova resolução do Conselho Monetário Nacional, a suspensão temporária do pagamento alcança apenas o valor principal da dívida. Os juros que não forem pagos durante esse período poderão ser acrescentados ao saldo devedor. Os prazos máximos continuam sendo de até 60 meses para pessoas físicas e 96 meses para pessoas jurídicas que estejam em situação regular.

Confira o cronograma

As inscrições terminam no dia 17 de julho. O resultado será divulgado em 30 de julho, e os pré-selecionados deverão complementar as informações entre 31 de julho e 4 de agosto. A lista de espera será utilizada entre 7 e 24 de setembro. Por isso, mesmo quem não aparecer na chamada inicial deve continuar acompanhando o sistema. Para milhares de jovens, o Fies pode representar a possibilidade de iniciar ou continuar uma graduação. Mas o candidato precisa avaliar com atenção as condições do contrato, já que o financiamento se transforma em uma dívida que deverá ser paga após o período previsto pelo programa.

Fonte: Hora 1 Rondônia 

Continue Reading

Tendências

DIÁRIO DE RONDÔNIA © Since 2017 - 2026 Criado e Desenvolvido Por Mídia Mix Digital (69) 99320-9377 / 98126-2993